Desafio Hub MG:
“Como antecipar a qualidade da farinha produzida a partir de pena e víscera de frangos?”

Início 05/05/2022
| Fim 26/05/2022

descrição

A EMPRESA:

Agroindústria mineira do setor de avicultura, com mais de 30 anos de mercado, possui seis linhas de atuação em seu mix: Granjas e matrizes, incubatório, integração frigorífico, fábrica de rações e agropecuária.
DESAFIO
Criada há 26 anos, a planta para a produção de farinhas abastece a indústria de ração animal. Os produtos-base para a produção da farinha são retirados dos frangos abatidos que, posteriormente, são vendidos congelados ou refrigerados. As penas e vísceras são recebidas pela fábrica e são submetidas a diversas etapas até serem transformadas na farinha.
Embora boa parte desse processo seja automatizada, as características da matéria-prima influenciam na farinha. Somente com essas informações em mãos o departamento de vendas consegue buscar no mercado compradores em potencial.
É importante ressaltar que quando as penas e vísceras entram na linha de produção, não há previsibilidade das características que serão encontradas no produto (farinha). Dessa forma, o departamento de vendas só pode ser acionado quando o produto já foi produzido.
Há um controle do fornecedor, sendo o frigorífico o único, mas não há o controle das características da matéria-prima devido a variação da produção diária.
A farinha é produzida com qualidade e inocuidade, mas atualmente pela diversidade das matérias-primas utilizadas na obtenção do produto e pela falta de ajuste no processo produtivo, há dificuldades no atendimento das especificações de todos os clientes da empresa. Somente no final do processo produtivo é possível identificar as características do produto e, com isso, definir quais os compradores podem ser atendidos, o que pode acarretar no descumprimento do prazo, acordado previamente entre o cliente e departamento comercial da comercial.
Apesar de não haver previsibilidade das características do produto ao final do processo produtivo, a empresa possui todas as séries históricas que podem servir como produto base para o processo de construção da solução para o desafio agroindustrial.

OS RESULTADOS ESPERADOS:

- Previsibilidade das características da farinha
- Controle de qualidade
- Controle do tempo de produção
- Assertividade na produção


ÁREAS DE INTERESSE:

- Software de gerenciamento
- Inteligência Artificial
- Big Data

CONTATO:

Se você possui ou conhece uma potencial solução para este desafio se inscreva.

Dúvidas: [email protected]

O HUB MG identifica desafios relevantes de médias e grandes organizações mineiras, públicas e privadas, e as conectam com soluções da academia e do mercado ao redor do mundo de forma ágil e eficiente, em projetos piloto remunerados.

área relacionada

Qualidade, Gestão de processos, Big data

categorias

Agronegócio

Alimentos e Bebidas

Indústria e Manufatura

Serviços de Tecnologia

Outros

Enterprise